Martha Cooper no Meeting of Favela 2016
O Rio é quente em dezembro. Quando você adiciona mil
artistas à favela, isso fica muito mais quente.

O 11º Meeting of Favela (MOF) é um festival de Graffiti e
Urban Art no Rio de Janeiro, Brasil, que acontece em todo novembro / dezembro, com
mais de centenas de artistas nacionais e internacionais. Para se ter uma ideia
da escala, há uma estimativa de quase mil artistas dos países das Américas e da
Europa, além dos brasileiros.
O evento de vários dias, enorme, contém muitas
familiaridades de outros festivais urbanos de Graffiti; os shows ao vivo de hip
hop, MCs, DJS e B-boying (breakdancing), por exemplo. Os organizadores do MOF
se orgulham de serem considerados por muitos como o maior evento voluntário de
arte urbana do mundo.

Há diferenças significativas, de acordo com a documentarista
de longa data da cena global de rua, fotógrafa e vivendo a arte urbana, Martha
Cooper. Ela diz que foi a São Paulo algumas vezes, mas nunca ao Rio, apesar de
ouvir sobre o MOF muitas vezes nos últimos anos.
"Ao contrário da maioria dos festivais de arte de
rua", Cooper fala, "O MOF está aberto a todos os artistas para pintarem".
Isso por si só é uma parte dos festivais de arte de rua cada vez mais seletiva,
que são realizadas em muitas cidades hoje em dia. Além disso, a alocação da
parede é mais orgânica e inclusiva, de um contrato social entre moradores e
artistas - uma regra importante e muito significativa, destaca Cooper.

"Os artistas devem encontrar suas próprias
paredes", ressalta ela. "Isso significa que eles devem andar pela
favela e interagir com os moradores para obter sua permissão antes de começar a
pintar. Alguns artistas estabeleceram relacionamentos com proprietários e
retornam todos os anos para pintar a mesma parede. Outros residentes recrutam
artistas e pedem-lhes para pintar algo especial, como um retrato. "
E os suprimentos? "Os artistas devem fornecer a sua
própria tinta - no entanto organizadores do MOF muitas vezes se organizam para
conseguir um desconto nas tintas para o evento."

Modelado vagamente após o popular e global evento de
Graffiti "Meeting of Styles", este pretende ser mais abrangente e engajado
com a comunidade. Você pode ver que é principalmente um evento de graffiti, mas
há influência do que é mais comumente considerado na cena de arte de rua, bem
como murais tradicionais na comunidade. "A favela estava cheia de
praticamente todos os estilos de letras e imagens", diz Cooper.
A pintura em paredes individuais selecionadas começa a sério
no domingo, de modo que os artistas no sábado pintam em um longo muro
colaborativo na base da Vila Operária, em Duque de Caxias, um verdadeiro
encontro de estilos. "Além disso, havia oficinas de Graffiti para as
crianças, uma banda, b-boys e b-girls quebrando com DJs ao vivo, e vários bares
e barracas de comida", destaca Martha.

Uma organização de funcionamento voluntário, o MOF confia em
pessoas que amam a comunidade, a cultura, e os artistas para manter estes
muitos distritos felizes e envolvidos. Embora grande parte das origens da arte
urbana esteja associada a atos rebeldes de marcação concebidos e entregues antagonistamente
com intenções negativas ou cínicas, no polo oposto existe um verdadeiro
festival comunitário como este que celebra com êxito o espírito criativo de
inúmeras maneiras.
Para explicar como o evento tem que ser organizado "Um
grupo de voluntários experientes, muitos que participaram há anos, está lá para
facilitar as coisas para os artistas e lidar com quaisquer problemas no
local", relata Cooper.

Naturalmente, parece impossível documentar completamente.
"Havia tantas paredes frescas escondidas nas ruas estreitas e em todos os
cantos, era impossível para mim encontrar e fotografar todos eles", diz
Martha. Mas de alguma forma, olhando para as fotos que ela coletou e lembrando
a atmosfera, estava tudo bem se ela perdesse um par de oportunidades.













"A favela estava intensamente viva com moradores e
visitantes se misturando livre e felizmente", lembra ela.
Desejamos agradecer a Martha Cooper por seu generoso tempo
dedicado a este artigo e por compartilhar seu trabalho de fotografia com os
leitores da BSA. Siga a Sra. Cooper no IG em @marthacoopergram
Obrigado a Clarissa Pivetta
Artigo original: http://www.huffingtonpost.com/entry/meeting-of-favela-rio_us_58756690e4b065be69099021
Fotos: © 2016 - Martha Cooper
Entrevista Martha Cooper no Brasil
"Tenho 73 anos, nasci em Baltimore, Maryland. Meu pai me deu uma câmera quando eu estava na creche, e eu tiro fotos desde então. Sou uma fotógrafa freelancer há 50 anos, e minha especialidade é retratar arte de rua. Já tirei fotos no mundo inteiro, e trabalhei para tantas empresas que não teria tempo de falar sobre todas."
Conte algo que não sei.
Recentemente, fiz um projeto comparando fotografias de um bairro em Baltimore chamado Sowebo (South West Baltimore) com fotografias de Soweto (na África do Sul). Trabalhei duro nesse projeto, e ele me marcou muito. Sowebo foi batizado assim por causa de Soweto. Uma pessoa achou que o bairro se parecia com a cidade sul-africana, mesmo sem nunca ter ido lá. Imagino que na favela carioca eu também encontre coisas que me lembrem de Baltimore.
O que espera ver?
Não sei, vou ficar com a mente aberta (risos). Para mim, essa é a maior alegria da fotografia: procurar sem saber o que tem pela frente. Fotografar é como uma caça ao tesouro. Para falar a verdade, é muito parecido com "Pokemón Go" (risos). A diferença é que os prêmios do jogo são os próprios Pokemóns, mas todos são conhecidos. Por outro lado, ao sair para fotografar não sei o que verei. Então, você busca o desconhecido.
E qual seria o "prêmio", ou o "tesouro", da sua atividade? Já o encontrou?
Encontrei pequenos pedaços de tesouro, digamos assim. Tirar uma boa foto é um tesouro para mim. O que me motiva é a ideia de que, em algum lugar, há uma grande foto, e que um dia irei encontrá-la. Mas, obviamente, não sei qual será, porque ainda estou procurando.
Leia a envtrevista completa: http://oglobo.globo.com/sociedade/conte-algo-que-nao-sei/martha-cooper-fotografa-fotografar-como-uma-caca-ao-tesouro-20755606#ixzz4VYJNwOuL
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